Qual a importância do exame físico na endometriose?
Por Bruna Bottura
Para o diagnóstico da endometriose, precisamos SEMPRE, de uma boa conversa, para entender: o que você sente, quando isso ocorre se é somente no período menstrual, nas relações sexuais ou quando vai evacuar.
Todas essas informações são importantes para imaginarmos onde possivelmente as lesões de endometriose se encontram.
Após isso, o exame físico é imprescindível. Pois quase 90% das lesões de endometriose ficam em regiões próximas as “costas” do útero, o que chamamos de compartimento posterior e muitas delas podem ser percebidas no exame especular e no toque vaginal.
O exame especular, é aquele mesmo exame usado para a coleta do Papanicolau, mas nesse momento será importante para a observação de lesões com coloração mais escurecida e possivelmente grandes próximas a vagina e atras do colo do útero.
Pelo toque vaginal é possível sentir as lesões e avaliar sua dor, assim possivelmente podemos imaginar também os locais de acometimento das lesões como região por trás do útero, os ligamentos que seguram o útero, intestino e possivelmente até os ovários.
Assim, o exame clínico nos ajuda a definir quais pacientes devemos ou não continuar a investigação com exames mais específicos como ultrassom transvaginal ou ressonância magnética de pelve.